FANDOM

Zeus
Zeus.png
Atributos
Reina Sobre: Céus, trovão, relâmpago, Hospitalidade, Honra, Realeza, e Ordem.
Title: Rei dos Deuses
Gênero: Masculino
Pais: Cronos e Réia
Cônjuge: Hera
Filhos Ártemis, Apolo, Atena, Hebe, Perséfone, Dionísio, Hermes, Heracles, vários Outros
Zeus (em grego antigo: Ζεύς) é o deus do trovão, honra e justiça, o rei dos deuses e governou o céu no Monte Olimpo. 

Seus símbolos são o raio, a águia, o touro, e carvalho. Além de sua herança indo-europeia,  também deriva certos traços iconográficos das culturas do Próximo Oriente Antigo, como o cetro.

SobreEditar

Filho de Cronos e Réia, Zeus é o mais novo de seus irmãos; na maior parte das tradições é casado com Hera, embora, no oráculo de Dodona, sua esposa seja Dione, com quem, de acordo com a Ilíada, ele teria gerado Afrodite. É conhecido por suas aventuras eróticas, que frequentemente resultavam em descedentes divinos e heróicos, como Atena, Apolo e Ártemis, Hermes, Perséfone (com Deméter), Dionísio, Perseu, Héracles, Helena de Troia, Minos, e as Musas (de Mnemosine); com Hera, teria tido Ares, Ênio, Ilítia, Éris, Hebe e Hefesto.

ConsortesEditar

MétisEditar

Após a guerra, Zeus se casou com Métis, a deusa titânica de sabedoria e filha de Oceano e Tétis. Métis ficou do lado dos deuses durante a guerra e tornou-se mentora de Zeus depois da guerra. Quando Métis ficou grávida pela primeira vez, Zeus soube que eles estavam a ter um filho que iria destronar Zeus. Zeus atuou como seu pai e seu avô fizeram e tentou mudar o destino. Ele engoliu Métis inteira. No entanto, porque ela era imortal, ela deu à luz à uma menina dentro de Zeus. Depois de sua filha estava totalmente crescida, Zeus sofria de uma terrível dor de cabeça. Ele pediu a Hefesto para abrir a cabeça com um golpe com um machado. Hefesto fez isso e Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, saltou completamente vestida em uma armadura.

Métis permaneceu como conselheira de Zeus, enquanto permanece dentro de seu corpo e depois que Atena nasceu, Metis passou a se casar com um mortal. Outras lendas dizem que ela morreu e Zeus absorveu sua inteligência.

HeraEditar

Zeus eventualmente se apaixonou por sua irmã, Hera. No entanto, Hera não amava Zeus. Assim, ele convocou uma tempestade e se transformou em um cuco, voou para a janela dela, fingindo estar em perigo. Hera trouxe o cuco em seu quarto e secou-o e cuidou dele. Zeus voltou a ser ele mesmo e Hera, reconhecendo sua astúcia, concordou em se casar com ele.

Leto Editar

Em algum momento durante a guerra, Zeus se apaixonou com a Titânida Leto, com quem teve os gêmeos Ártemis e Apolo.

GanímedesEditar

Ganímedes era um príncipe de Tróia, por quem Zeus estava apaixonado. Zeus sequestra ele na forma de uma águia e a fez imortal copeira/amante no Olimpo.

SemeleEditar

Zeus também teve um caso com uma mulher mortal chamada Semele . Hera tinha ciúmes porque Zeus tinha impregnado essa mulher, se disfarçou como uma mulher velha e foi visitar Semele. Hera falou amigável com Semele por um tempo, mas ela finalmente perguntou por que seu marido não estava em casa.

Semele disse a velha mulher que seu marido era Zeus, mas Hera, ainda fingindo ser a velha senhora, disse à Semele que ela conheceu muitos homens que fingiam ser Zeus. Ela disse que Semele deveria pedir Zeus para vê-lo em todo seu esplendor para ter certeza absoluta de que ele era quem dizia ser. Hera, em seguida, a deixou e continuou questionando Zeus.

Quando Zeus voltou, Seleme pediu para lhe conceder um desejo. Depois que ele jurou sobre o rio Estige, ela lhe pediu para vê-lo em seu esplendor. Zeus implorou para Semele mudar o seu desejo, mas ela manteve o desejo porque ela não sabia que os mortais morreriam se vissem a verdadeira forma de deuses. Zeus revelou sua verdadeira forma e ela foi reduzida a cinzas. Zeus tinha no entanto, que salvar o seu filho, Dionísio. Hermes levou Dionísio para ser criado por um grupo de Bacantes. Dionísio cresceu com tigres e leopardos.

Quando Dionísio cresceu, ele inventou o vinho. Zeus estava tão orgulhoso de que ele concedeu-lhe a imortalidade e um lugar entre os Olimpianos. No entant , havia agora treze Olimpianos. Já que o treze era um número de azar, Zeus viu isso como um problema. A irmã de Zeus, Héstia, desistiu de seu lugar no conselho olimpiano a Dionísio por um tripé de madeira simples, perto da lareira.

Desacordo com PrometeuEditar

Zeus tinha atribuído à Prometeu e Epimeteu de encher a terra com as criaturas para que ela não ficasse tão estéril. Epimeteu criou os animais do mundo e deu-lhes todos os dons (chifres, conchas, etc.) Então, nada foi deixado para o homem. Prometeu então criou o homem a partir do barro e basearam-se em forma de deuses, e lhes deu a mente. Assim, fazendo-os superior ao outros animais. No entanto, eles eram fisicamente indefesos, então ele perguntou Zeus se ele poderia dar um pouco do fogo sagrado do Olimpo para os humanos, mas Zeus negou seu pedido. Prometeu ainda não estava feliz. Ele pegou um pouco do fogo do Olimpo, escondendo em um feixe de palha e o deu aos seres humanos. Zeus ficou tão irritado com tal ato que acorrentou Prometeu a uma montanha tendo a águia Caucasiano voando nele para comer o seu fígado todos os dias, uma vez que tal iria curar durante a noite. Eventualmente, Herácles o resgatou.

Na cultura modernaEditar

Representações de Zeus como um touro, a forma que ele tomou quando estuprou Europa, encontram-se no moeda grega de 2 euros e no bilhete de identidade do Reino Unido para os portadores de visto. Mary Beard , professora de Clássicos na Universidade de Cambridge, criticou esta por sua aparente celebração de estupro. Zeus foi retratado por vários atores:

  • Axel Ringvall em Jupiter på jorden: a primeira adaptação cinematográfica conhecida a apresentar Zeus.
  • Niall MacGinnis em Jasão e os Argonautas e Angus MacFadyen no remake 2000
  • Laurence Olivier no filme original Fúria de Titãs, e Liam Neeson no remake de 2010, juntamente com a sequência de 2012 Fúria de Titãs 2.
  • Anthony Quinn na série de TV dos anos 1990 Hercules: The Legendary Journeys
  • Rip Torn no recurso de animação da Disney Hércules
  • Sean Bean em 2010 filme Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios .
  • Na 8 ª temporada, episódio 16 da série de sucesso de TV Sobrenatural, Zeus é o antagonista principal e é morto com uma flecha de prata por sua filha Ártemis no clímax.

FamíliaEditar

Nome Parentesco
Cronos e Réia Pais
Hades, Poseidon e Quíron Irmãos
Deméter, Hera, Héstia Irmãs

Filhos DivinosEditar

Mãe Nome
Têmis
  1. Astréia
  2. Ninfas de Eridanos
  3. Nêmesis
  4. Horas
    1. Primeira geração
      1. Auxo
      2. Carpo
      3. Talo
    2. Segunda geração
      1. Dice
      2. Irene
      3. Eunomia
    3. Terceira Geração
      1. Ferusa
      2. Eupória
      3. Ortósia
Ananque ou Têmis
  1. Moiras
    1. Átropos
    2. Cloto
    3. Láquesis
Deméter
  1. Perséfone
  2. Zagreu
Dione Afrodite (em certos mitos)
Ege Egipã
Eurínome
  1. Graças
    1. Aglaia
    2. Eufrosina
    3. Tália
Gaia
  1. Órion
  2. Manes
Hera
  1. Ares
  2. Ilítia
  3. Éris
  4. Hebe
  5. Hefesto
  6. Ângelo
Leto
  1. Apolo
  2. Ártemis
Maia Hermes
Métis Atena
Mnemosine
  1. Musas (três originais)
    1. Aede
    2. Mélete
    3. Mneme
  2. Musas (nove posteriores)
    1. Calíope
    2. Clio
    3. Erato
    4. Euterpe
    5. Melpôneme
    6. Poliímnia
    7. Terpsícore
    8. Tália
    9. Urânia
Nemêsis

Helena de Tróia (possivemente)

Perséfone

Melínoe

Tália

Palicos

Selene
  1. Ersa
  2. Leão de Neméia
  3. Pandia

Também no FANDOM

Wiki aleatória